A exemplo do ano passado, funcionários definirão reivindicações específicas
O XX Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) será realizado nos dias 30 e 31 de maio, no Hotel Best Western Caiçara, em João Pessoa. Um dos temas em debate será o papel do BNB enquanto banco público a serviço do desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. O evento é promovido pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT.
“Esse ano pode ser mais estratégico para o BNB e, se o banco assumir um protagonismo no cenário nacional, precisará aumentar o compromisso com os seus funcionários, principais responsáveis pelo desempenho do banco”, afirma o vice-presidente da Contraf-CUT, Carlos de Souza.
“Queremos avanços envolvendo o PCR, o plano de funções, e fortalecer a discussão sobre a previdência complementar para que as pessoas possam se aposentar em condições dignas. Também queremos que o BNB aumente o percentual da PLR Social”, ressalta o dirigente sindical.
Para Carlos de Souza, esse congresso acontecerá na hora certa. “O encontro vai ser o impulsionador de novos desafios para mobilizar os bancários na campanha nacional deste ano, a fim de que possamos avançar em conquistas e direitos. Mas sabemos que tudo só será possível com maior participação dos trabalhadores”, finaliza o diretor da Contraf-CUT.
O congresso terá a participação de delegados representando funcionários e aposentados do BNB. As orientações já foram enviadas pela Contaf-CUT aos sindicatos e federações.
Temas do congresso:
1 – Remuneração e jornada
1.1 – Revisão do PCR/PFC
1.2 – Ponto eletrônico
1.3 – Passivos Trabalhistas
1.4 – Isonomia
2 – Saúde e Previdência
2.1 – Custeio CAMED
2.2 – Assédio Moral
2.3 – Aposentados INSS e Capef
2.4 – Revisão e atualização do Plano BD Capef
3 – Banco Público
3.1 – Terceirização e Credi e Agro Amigo
3.2 – PLR Social
3.3 – Papel do BNB enquanto Banco Público
3.4 – Regulamentação do Sistema Financeiro
4 – Organização e Mobilização
4.1 – Campanha Salarial
4.2 – Organização de base
4.3 – Fortalecimento dos Sindicatos
4.4 – Direito de greve
Ao final do congresso, será aprovada a pauta específica de reivindicações dos funcionários para negociação na campanha nacional deste ano.