A Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ) realiza a partir desta terça-feira (8) debate sobre a discriminação enfrentada por lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros no mercado de trabalho.
O evento, que vai até quinta-feira (10), será realizado no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio (Avenida Presidente Vargas, 502 – 21º andar), sempre a partir das 18 horas, e tem como tema central “Visibilidade LGBT e Mundo do Trabalho: conhecer, entender e respeitar, sim; discriminar, não!”
Entre os palestrantes estão Virgínia Figueiredo, da Liga Brasileira de Lésbicas; Yone Lindgren, vice-presidente da Associação Brasileira de Gays Lésbicas, Travestis e Transexuais (ABGLT); Silvia Alexim Nunes, do Instituto de Medicina Social da Uerj; Adilson Barros, diretor do Coletivo LGBT da CUT Rio de Janeiro; e o deputado federal Jean Wiliys (PSOL-RJ).
Serão discutidos direitos já conquistados e outros a conquistar, como reconhecimento legal de uniões homoafetivas, direitos previdenciários e leis que punam a discriminação, como a que torna crime a homofobia.
O diretor do Sindicato e do coletivo LGBT da CUT-RJ, Adilson Barros, convoca bancários e bancárias para participar do evento.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e pelos telefones 9904-6077 e 9789-9746. O evento conta com o apoio do Sindicato dos Bancários e do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal.
Temas em debate
Terça-feira (8) – Identidades coletivas e comportamento da sexualidade humana.
Quarta-feira (9) – Visibilidade lésbica e o mundo do trabalho.
Quinta-feira (10) – Visibilidade LGBT e o mundo do trabalho.