Vereadores do Rio lançam frente em defesa da Caixa 100% pública

Dirigentes do Sindicato acompanharam lançamento na Câmara Municipal

Na última quarta-feira (19) foi lançada, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Frente Parlamentar em Defesa da Caixa 100% Pública. A iniciativa é do vereador Reimont Otoni (PT) e foi posta em prática por solicitação do Sindicato dos Bancários do Rio. Faz parte da luta contra a tentativa de abertura do capital da estatal ao setor privado.

O diretor do Sindicato e presidente da Associação de Empregados da Caixa Econômica Federal (Apcef/RJ), Paulo Matileti, lembrou que a intenção do Executivo federal de voltar atrás em sua decisão foi noticiada pelo jornal Valor Econômico, mas ainda não confirmada oficialmente.

“Por isso mesmo, temos que continuar lutando contra a abertura de capital, que é o primeiro passo para a privatização total da Caixa. E a Frente Parlamentar é uma ferramenta importante neste sentido”, afirmou Matileti. O dirigente sindical lembrou que privatizada a Caixa certamente abandonará seus princípios e projetos voltados para a população, como os programas sociais, de habitação e saneamento básico, entre outros.

A Frente Parlamentar

Reimont explicou que são 35 os vereadores de diversos partidos participantes da frente, além de 20 deputados e senadores. Acrescentou que o objetivo é fazer com que o governo enxergue a importância da Caixa como instituição de desenvolvimento social e econômico e recue da intenção de abrir o capital da empresa.

Além de vários outros parlamentares, participaram dirigentes sindicais, entre eles a vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso, o presidente da Uneicef, Armando Filardi, o presidente da Asas, Afonso Henbrique, o diretor da Fetraf RJ-ES, Ricardo Maggi, e o bancário do Banco do Brasil e diretor da CUT/RJ, Marcello Azevedo.

Debate nesta sexta

Nesta sexta-feira (27), às 18 horas, na Câmara dos Vereadores, haverá um debate sobre a importância da Caixa para o desenvolvimento econômico e social do país. Estão convidados empregados da empresa, demais bancários e representantes de entidades representativas da sociedade.

Miriam Belchior nega estudo sobre abertura de capital

A presidenta da Caixa, Miriam Belchior, disse que não está sendo realizado estudo visando à abertura de capital do banco. A declaração foi feita na última quinta-feira (19), durante reunião do Conselho de Administração (CA), após ser questionada pelo conselheiro eleito pelos empregados Fernando Neiva. A afirmação de Belchior foi reforçada pelos demais conselheiros do CA, que garantiram que o tema não chegou a ser debatido antes de os eleitos serem empossados.

“Queremos que o banco divulgue uma nota oficial garantindo que não existe a proposta de abertura de capital. Mas a nossa mobilização vai continuar”, afirmou Matileti.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram