(Umuarama) Em sessão realizada na noite de ontem (13/09), os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama, no Paraná, aprovaram por unanimidade moção de apoio aos bancários do Banco Real. A moção foi apresentada inicialmente pelos vereadores Cayo Toshihiro Nishigawa (PTB) e Luiz Fernando de Mello Costa (PPS), mas contou com a assinatura de quase todos os vereadores da Câmara.
Os vereadores deram entrada na moção a pedido da direção do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, que está encaminhando a luta em defesa dos empregados do Banco Real, ameaçados pela mudança do controle acionário do Grupo ABN.
Durante a sessão, Erick Fabiano Ono Ortiz, membro da Diretoria Executiva do Sindicato e funcionário do Banco Real, usou a Tribuna Livre para, em nome dos funcionários, defendera a aprovação da moção e explicar aos edis o porque da preocupação do movimento sindical com o futuro dos empregados do Banco Real, em Umuarama e em todo o Brasil.
Durante o discurso, Erick informou aos vereadores que o Banco Real possui duas agências em Umuarama (uma delas de origem ainda do Banco América do Sul) e 30 funcionários, incluindo terceirizados. Informou também que são mais de 50.000 bancários no Brasil, todos apreensivos com as conseqüências da incorporação do Banco Real e suas conseqüências, especialmente pelo fato de o Brasil não proteger os trabalhadores nestas circunstâncias.
Aprovada a moção, conforme sugestão da Contraf, ela será enviada para o Ministério do Trabalho e para o próprio Banco Real, além de outras instâncias, com o apelo para que haja uma ação em favor dos bancários e bancárias envolvidos na transação do ABN.
Fonte: Seeb Umuarama