Rio de Janeiro
A manifestação contra a Emenda 3 levou ao centro do Rio de Janeiro uma multidão de trabalhadores e militantes de movimentos sociais e populares. Bancários, comerciários, ecetistas, professores das universidades públicas e de escolas estaduais e municipais, servidores federais da Cultura, Saúde, Ibama, CNEN e Incra, profissionais de saúde do estado, bibliotecários, a oposição cutista do Sindicato dos Vigilantes, MST, Fetag, Via Campesina, Marcha Mundial de Mulheres, Comitê Popular de Mulheres e movimento estudantil secundarista e universitário. Os sindicatos dos bancários da Baixada Fluminense, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Sul Fluminense e Teresópolis, além da Federação RJ/ES, marcaram presença. Desde o último comício de Lula no segundo turno das eleições, nenhuma manifestação ocupou todas as pistas da Avenida Rio Branco. Estima-se que 4 mil pessoas tenham enfrentado a tarde chuvosa para defender o veto à Emenda 3.
Espírito Santo
No Espírito Santo, a manifestação aproveitou as comemorações da fundação da cidade de Vila Velha. Depois da passagem dos desfiles de militares e de estudantes, manifestantes do movimento sindical, popular e estudantil tomaram conta da orla da Praia de Coqueiral de Itaparica. Militantes do MST no estado fecharam por duas horas a BR 101 na altura do município de Itapemirim.
Bahia
Em Salvador, diretores do Sindicato dos Bancários da Bahia realizaram manifestação na agência Cidade Alta, que serviu também para que os bancários fossem novamente convidados a participar da Marcha em Defesa dos Direitos Sociais, Sindicais e Trabalhistas, que aconteceu ontem mesmo em Salvador.
Pernambuco
Nem a chuva dispersou os protestos no centro do Recife. Trabalhadores de diversas categorias ocuparam as ruas da capital pernambucana. Unificado, o movimento pediu: nenhum direito a menos. E incluiu na frente de batalha a luta pela manutenção do veto à emenda 3, que impede fiscais do trabalho de punir quem foge da carteira assinada. Várias categorias fizeram paralisações, entre elas professores, metroviários, previdenciários e servidores públicos.
Teófilo Otoni (MG)
O Sindicato dos Bancários de Teófilo Otoni e Região participou nesta quarta-feira, em conjunto com outros sindicatos e associações da cidade, da manifestação convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) com o objetivo de protestar contra a emenda 3 da MP da Super-Receita. Com faixas e carro de som, os manifestantes realizaram, no início da tarde, um ato público na praça central da cidade, distribuindo material informativo e alertando a população da importância da luta pela manutenção do veto do presidente Lula à emenda 3.
Fonte: Federações e sindicatos