O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região fez uma paralisação de 24 horas, dia 31, na agência Rio Bonito do Unibanco, por absoluta falta de condições de funcionamento. Uma obra que se arrasta há mais de 60 dias põe em risco funcionários e clientes, com fios elétricos expostos, muita poeira, cheiro forte de tinta, barulho, entulho e falta de ventilação ou ar-condicionado. Nem parece banco.
“Alguns bancários estão apresentando problemas de saúde devido a esta situação, teve gente que já precisou sair da agência porque tinha sangramento no nariz”, protestou Moisés Pereira, diretor do Sindicato. Além disso, os sindicalistas advertem que não há nenhuma segurança em trabalhar com dinheiro vivo e sigilo bancário em meio a operários que nada têm a ver com o serviço da agência.
Durante a paralisação, que teve faixas e cartazes de esclarecimento, clientes e usuários – principalmente aposentados e pensionistas do INSS – foram orientados pelos sindicalistas a utilizarem os caixas automáticos, com cuidado redobrado devido ao material da obra. A manifestação contou com o apoio da população, que também vem sendo prejudicada pela manutenção prolongada da reforma geral da agência.
Representantes do banco garantiram ao Sindicato que já estão sendo tomadas providências para que a obra seja concluída ainda esta semana, restabelecendo a segurança e as condições de trabalho. “É sempre bom ter em mente que segurança é um dos temas principais da campanha salarial deste ano”, lembrou Antônio Roberto, presidente do Sindicato.