(São Paulo) A Rede de Mulheres UNI Brasil promove neste sábado, dia 24, a Caminhada pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A concentração será em frente ao Teatro Municipal de São Paulo (próximo ao Viaduto do Chá), com inicio às 9h30.
“Vamos distribuir material sobre a Lei Maria da Penha e conversar com as pessoas sobre esse tema que vitima uma mulher a cada quinze segundos no Brasil”, explica Neide Fonseca, diretora da Contraf-CUT e presidenta da Rede de Mulheres UNI Brasil.
Oficina de Formação
Neste mês de novembro, a Rede de Mulheres UNI Brasil realizou seu 2º Módulo da Oficina de Formação na Temática de Gênero. “Segundo as companheiras que participaram, o 2º Módulo superou as expectativas. Havia uma idéia generalizada sobre a visão negativa em ser feminista. O curso serviu para demonstrar a luta de diversas mulheres pelo fim da ideologia da domesticidade. Se hoje estamos ocupando espaços, devemos àquelas lutadoras da primeira hora”, conta Neide.
O curso também abordou a relação entre capitalismo e a questão de gênero, principalmente sobre a maneira como o capitalismo modernizou e aperfeiçoou o patriarcalismo, adaptando-o à sua própria dinâmica. “Nos tempos atuais, com a flexibilização do trabalho e sustentado por mecanismos midiáticos que imputam culpa à mulher pelo abandono do lar e da educação dos filhos, estamos vivendo uma campanha de ‘volta para casa'”, diz Neide.
As componentes da Rede já solicitaram o Módulo III, onde os temas centrais serão Empoderamento e Transversalidade.
Fonte: Contraf-CUT