A greve nacional dos bancários brasileiros ganhou destaque no site da UNI Américas, a organização no continente da UNI Global Union, a qual é filiada a Contraf-CUT, e que representa 4 milhões de trabalhadores em 34 países das Américas e do Caribe. A entidade divulgou a força da mobilização da categoria.
Duas notícias foram publicadas nesta terça-feira (25). Uma em português sob o título “Greve dos bancários paralisa 9.386 agências no sétimo dia em todo país” e outra em inglês sob o título “Strong strike contrasts with silence of Brazilian Banks”.
Ambas mostram a luta dos bancários para romper o silêncio da Fenaban, a fim de retomar as negociações e arrancar uma proposta que atenda as reivindicações da categoria.
Clique aqui para ler a notícia em inglês.
Clique aqui para ler a notícia em português.
A UNI Américas salienta que “nesta segunda-feira 24, sétimo dia da paralisação, foram fechadas 9.386 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 estados e no Distrito Federal, segundo informações enviadas à Contraf-CUT até as 20h30 pelos 137 sindicatos e dez federações que são representados pelo Comando Nacional dos Bancários. Na sexta-feira 21, haviam sido paralisadas 9.092 unidades no Brasil inteiro”.
A greve já tinha sido notícia no dia 18, primeiro dia do movimento, no site da UNI Finance, que representa 237 sindicatos filiados e 3 três milhões de trabalhadores do setor financeiro em todo mundo.
Clique aqui para ler a notícia em inglês.
Para Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e da UNI Américas Finanças, “essa divulgação da greve dos bancários do Brasil para as Américas e o mundo é muito importante, pois isso incentiva os laços de companheirismo e solidariedade e reforça o caminho da mobilização para obter novas conquistas econômicas e sociais e construir um sistema financeiro voltado aos interesses dos povos”.