Os reguladores da União Europeia (UE) concederam uma aprovação temporária para uma injeção de capital de 1,1 bilhão de euros (US$ 1,46 bilhão) ao banco português Banif.
A Comissão Europeia afirmou que o governo de Portugal agora deve apresentar um plano de reestruturação de “longo alcance” para a instituição financeira até o dia 31 de março.
A recapitalização permitirá ao Banif atender as demandas regulatórias de nível de capital, afirmou o chefe de competitividade da UE, Joaquin Almunia. “Agora Portugal precisa urgentemente trabalhar em um profundo plano de reestruturação, redirecionando o foco do banco para suas atividades principais e coordenando uma redução significativa de suas operações”, disse.
Em comunicado, a comissão declarou que, diante dos problemas do Banif, este plano deveria exigir “profundas medidas de reestruturação, redução considerável de tamanho e um foco limitado de expansão geográfica no futuro”.
O Banif é atualmente o oitavo maior banco comercial de Portugal em termos de ativos. Ao fim de 2011, registrava 15,8 bilhões de euros em ativos totais.