Três chapas se inscreveram para disputar as eleições para a renovação da diretoria do Sindicato que serão realizadas nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2008. Durante as eleições os bancários da base de Belo Horizonte e Região terão a responsabilidade de eleger aqueles que comandarão as lutas da entidade durante o triênio de 2008/2011.
A Chapa 3 – A Chapa do Sindicato-CUT é composta por bancários membros da atual diretoria do Sindicato e novos integrantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e de vários bancos privados, apresentando 30% de renovação na sua composição. A Chapa 3, encabeçada pelo bancário da CAIXA Cardoso, é a única chapa cutista a disputar a eleição do Sindicato, tendo sido referendada pela convenção da Central Única dos Trabalhadores realizada no dia 26 de março com a presença de mais de 370 bancários.
A Chapa 2 – Oposição Unificada é formada por pessoas ligadas à Federação da rua Sergipe/Contec/Asban e à Conlutas ligada ao PSTU. Já a Chapa 1 – Democracia no Sindicato é composta por pessoas ligados à Contec.
Todos os bancários da ativa filiados ao Sindicato de forma contínua, nos seis meses que antecederem a data do primeiro dia de eleição, e que estiverem em dia com as obrigações sociais e estatutárias, em especial com o pagamento das seis últimas contribuições mensais imediatamente anteriores ao mês da realização da eleição, estão aptos a votar.
Já os aposentados que estiverem com a documentação regularizada no setor de controle de sócios do Sindicato também votam normalmente.
Ainda tem direito de votar o bancário licenciado junto ao INSS e o exonerado que tenha sido sócio do Sindicato ininterruptamente durante os seis meses anteriores à data de rescisão de seu contrato de trabalho e esteja quite com suas obrigações estatutárias neste período e que comprove estar desempregado a no máximo seis meses.
Durante os três dias do pleito, os eleitores poderão votar nas suas unidades de trabalho em urnas itinerantes ou em urnas fixas na sede do Sindicato.