Uma marcha mobilizará os trabalhadores da Colômbia em protesto contra os assassinatos de lideranças sindicais e de movimentos sociais no país. A caminhada está sendo organizada pela Central Única de Trabalhadores (CUT) e União Nacional de Empregados Bancários (UNEB). A Contraf-CUT apóia a mobilização dos trabalhadores colombianos.
A Marcha pelo Direito a Vida, Paz e Liberdade Sindical partirá na próxima terça-feira, dia 10, da cidade de Cali, sendo precedida por um ato público e uma coletiva de imprensa no dia 9. Concentrações se desenvolverão em várias cidades até um ato final em 18 de junho, em Bogotá.
Texto encaminhado pelas organizações revela que, somente esse ano, mais de 25 lideranças sindicais foram assassinadas no país. “Situação semelhante ocorre com dirigentes políticos e sociais cujo único delito é pensar diferente e se opor ao regime político que impera na Colômbia”, afirma o documento. Os sindicatos colombianos “exigem plenas garantias para exercer a liberdade sindical (associação, contratação e folga), mas sobretudo para que se respeite o direito à vida”, completa.
“A situação colombiana é um absurdo. Os trabalhdores do país têm todo o nosso apoio nessa luta pelo direito à vida”, afirma Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT. Ele conta que na reunião do Grupo Diretivo da Uni América Finanças ocorrida na cidade do México no último dia 30 foi aprovado o apoio da entidade continental à marcha.