Teto de 9% reduz PLR dos funcionários do BNB

A definição pela direção do BNB/DEST de um teto de 9% do lucro líquido do banco para pagamento da PLR ocasionou a redução da parte variável do benefício para todos os funcionários, que receberam apenas 71,1% dos 80% do salário bruto que teriam direito pela Convenção da Fenaban.

A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT) sempre discordou dessa limitação por entender que constitui tratamento discriminatório em relação ao concedido aos funcionários dos demais bancos, exceto BASA, cuja PLR ainda está indefinida.

Durante a reunião realizada no último dia 9/4 com a Superintendência de Desenvolvimento Humano do banco, o Coordenador da CNFBNB, Tomaz de Aquino, ressaltou que as entidades não vão aceitar este ano que os funcionários do BNB recebam uma PLR menor do que a do restante da categoria. Para isso, precisará contar com o apoio de todos nas lutas que se fizerem necessárias.

Para Tomaz, um dos problemas do acordo da PLR é a sua assinatura antes de se conhecer o lucro líquido final do banco. “Isso ocorre por pressão dos próprios funcionários que querem receber parte do benefício antecipado. Este ano não podemos, por conta dessa antecipação, repetir o erro, pois assim ficamos sem condição de lutar por alternativas que compensem possíveis perdas’, concluiu Tomaz.

No quadro abaixo, o bancário vai poder verificar como foi o pagamento da PLR 2007 no BNB, considerando o total do benefício (parte fixa + parte variável).

Considerando a PLR total, vê-se que pelo quadro, 3.714 (62,3%) dos beneficiados receberam valor superior a 80% de uma remuneração bruta. Quanto aos 2.245 beneficiados que faltam para completar o universo de 5.959, não dá para saber quantos tiveram PLR total inferior a 80% de uma R.B., tendo em vista que no BNB, diferentemente dos outros bancos, as entidades conseguiram retirar o teto para o benefício.

Nº de beneficiados 5.959
Nº de beneficiados com PLR total superior a uma remuneração bruta (R.B.) 2.515
Nº de beneficiados com PLR total igual a uma R.B. 112
Nº de beneficiados com PLR superior a 80% da R.B. e menor que uma R.B. 1.087

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram