Durante toda manhã desta quinta feira, (04/06), bancários de Teresina se mobilizaram em mais um Dia Nacional de Luta para reivindicar melhores condições de trabalho. As atividades fazem parte do período de mobilizações da categoria no país.
Funcionários das agências do Santander e Real, centro da Teresina, atrasaram em uma hora o início do funcionamento ao público. A mobilização feita em frente aos bancos foi a forma encontrada pelos bancários para manifestar a insatisfação e o desrespeito de como os funcionários são tratados, assim como os clientes das duas agências.
No local, dirigentes sindicais se fizeram presentes no sentido de esclarecer à população e demais funcionários da agência sobre os motivos do protesto. Também foi distribuída uma carta aberta à população que explica os motivos das reivindicações.
Entre os principais pontos do documento, estão o pagamento de adicional de Participação de Lucros e Resultados (PLR); o fim das demissões e a manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores dos dois bancos.
Além destes fatores, os bancários exigem o deslocamento de mais funcionários para as agências como forma de resolver a sobrecarga de trabalho e a falta de pessoal.
Em seu discurso, o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, José Ulisses, falou a respeito da importância do trabalhador em pleno exercício de suas atividades. Também alertou os clientes e funcionários das agências para os altos lucros que recebem os executivos que só recompensam os bancários com demissões.