Com salários atrasados há mais 15 dias, trabalhadores prestadores de serviço de limpeza e telefonia da Caixa Econômica Federal resolveram cruzar os braços na manhã de terça-feira, dia 22, em Rio Branco. A informação é do Sindicato dosm Bancários do Acre.
Os grevistas reivindicam, além do pagamento dos salários atrasados por parte da empresa Venservice, a regularização do depósito dos encargos sociais, como FGTS e outros, atrasado, segundo os manifestantes, há quase cinco meses.
O ato dos grevistas, ocorrido numa das unidades da Caixa, contou com o apoio da direção do Sindicato, assim como de vários trabalhadores da empresa terceirizada.
Para a presidente do Sindicato, Elmira Farias, “a reivindicação dos trabalhadores terceirizados é pra lá de justa, assim esperando que os responsáveis venham a regularizar a situação salarial dos mesmos o mais rápido possível”.
Após o ato público, Elmira Farias caminhou, juntamente com os grevistas até o Ministério Público do Trabalho (MPT). Lá, eles protocolaram a denúncia e a expectativa, a partir de agora, fica por conta de uma possível notificação à terceirizada e à própria Caixa, onde um dos procuradores do MPT vai pedir esclarecimento a respeito do caso.
Conforme informação do Sindicato, a Caixa já havia sido comunicada a respeito do caso. A superintendência da instituição já teria comunicado a situação ao setor de Recursos Humanos, em Belém, que ficou de manter contato com a empresa terceirizada na tentativa de solucionar o problema, mas até a terça-feira nada havia sido resolvido.
Um dia depois, a pressão deu resultado e os terceirizados receberam seus salários atrasados.