Um dispositivo de segurança que mancha notas de dinheiro se o caixa eletrônico for explodido foi ativado durante um roubo em Campinas, a 93 km de São Paulo, nessa quinta-feira 14. O sistema pode ajudar a polícia a rastrear onde os criminosos estavam gastando o dinheiro roubado.
O caixa eletrônico atacado fica em um shopping da cidade. Segundo testemunhas, os criminosos pularam o alambrado e um deles rendeu o vigia, enquanto os demais foram os responsáveis pela explosão do equipamento. Quando houve a explosão, uma tinta rosa se espalhou nas cédulas e também pelo local. Segundo a polícia, foram levados R$ 9,8 mil.
A tinta rosa que foi acionada é uma das alternativas estudadas em uma reunião entre representantes dos bancos e da Polícia Civil.
Apesar do uso da tinta no caixa eletrônico do shopping, a medida não tem aprovação do Banco Central. A instituição diz que não tem conhecimento de qualquer banco que utilize esse método e que, para valer, o sistema tem que ser regulamentado.
“Isso está em estudo, porém esbarra em alguns aspectos legais, que é o que está sendo estudado. Acreditamos que possa inibir a ação dos marginais e também auxiliar nas investigações”, diz o delegado José Carlos Fernandes da Silva.
Clique aqui para ver a reportagem pelo site do G1