(Rio) Vai até sexta-feira a edição 2006 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT na Caixa do Rio. A programação inclui palestras sobre assédio moral e doenças ocupacionais. Outro painel – “Saúde do Trabalhador Bancário”, dia 31 às 16h – terá a participação de sindicalistas.
A oportunidade é importante porque permite que sejam trabalhadas questões como os transtornos psicológicos provocados por assédio moral e assaltos, além do panorama de doenças como LER/DORT. Os sindicalistas também têm nesta ocasião a chance de relatar aos trabalhadores o sucesso das ações de reintegração de funcionários lesionados que são demitidos ilegalmente.
O evento é importante porque a participação é ampla, com participação dos delegados sindicais representando agências de vários municípios do estado. Somente os sindicatos de Campos e Espírito Santo – que fazem parte de outra regional – não participam deste evento. E o acesso dos sindicatos às atividades leva às discussões a perspectiva dos sindicalistas. “A Caixa é um banco que permite e até estimula a participação do trabalhador em eventos como este, inclusive convidando os sindicatos. Em outros bancos isso não é possível”, ressalta Almir Aguiar, diretor de saúde do Sindicato do Rio de Janeiro.
As atividades acontecem no subsolo do Edifício-Sede Almirante Barroso, sempre a partir das 14h.
Caminhada
O encerramento da SIPAT 2006 será no domingo, dia 04, com a realização da Caminhada da Saúde. A atividade será na Floresta da Tijuca, com concentração a partir das 9h.
Fonte: Feeb RJ/ES