Resultados devem ser enviados até 7 de junho para a Contraf-CUT
Os sindicatos estão intensificando em todo país a aplicação da consulta nacional para ouvir a opinião de cada bancário e bancária sobre as prioridades de reivindicações para a Campanha 2013. A realização do questionário é uma orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT. O objetivo é buscar a participação da categoria e subsidiar a construção da pauta nacional de reivindicações.
Clique aqui para ver a consulta.
O formulário da consulta pode ser acessado na área restrita do site da Contraf-CUT para impressão.
Construir um processo democrático e participativo
“É fundamental ouvir o que pensa cada bancário e bancária no seu local de trabalho, reafirmando assim, desde o início, o processo democrático e participativo, a fim de auxiliar os debates nas conferências e construir com ousadia, esperança, mobilização e unidade mais uma campanha vitoriosa para a categoria”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
A consulta deve ser aplicada, sobretudo, para aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários e bancárias de todo país. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, que será entregue à Fenaban.
Entre as questões apresentadas, destacam-se as reivindicações de remuneração fixa e variável, como o índice de reajuste salarial. O questionário também pergunta sobre quais devem ser as demandas prioritárias de emprego, saúde, segurança e condições de trabalho. Além disso, é perguntado sobre a disposição de participar da campanha.
Há também uma enquete para saber se o bancário ou a bancária teve algum afastamento por motivo de saúde nos últimos 12 meses e se usou no mesmo período ou está usando medicação controlada.
Tem ainda questões sobre temas atuais, como a regulamentação do sistema financeiro, redução dos juros, projeto de terceirização e democratização da mídia.
Apuração e divulgação dos resultados
Os dados das consultas devem ser totalizados em cada sindicato ou federação, sendo um valioso subsídio para análise nas conferências estaduais ou regionais.
Todos os números obtidos devem ser também informados para a Secretaria-geral da Contraf-CUT pelo e-mail [email protected] até o dia 7 de junho, através do preenchimento de um modelo específico enviado para as entidades, a fim de facilitar a apuração nacional.
O resultado final da consulta será apresentado durante a 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 19 e 21 de julho, em São Paulo.