Dirigentes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande e Região se reuniram com dirigentes sindicais da categoria bancária dos municípios de Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Dourados, a fim de discutir ações específicas da Campanha Nacional dos Bancários em Mato Grosso do Sul, bem como outras ações integradas entre as entidades. A reunião ocorreu na Capital, e culminou com a criação de uma comissão com dois representantes de cada sindicato, que serão responsáveis pelos contatos, elaboração de material de campanha, divulgação de atividades e outras ações para intensificar as manifestações da categoria no Estado.
Outra proposta discutida é a promoção de atividades conjuntas entre as entidades, incluindo seminários e treinamentos. A reunião mostrou que é unânime o pensamento de que a união entre os sindicatos do Estado beneficiará muito a categoria. Futuramente, planeja-se buscar outras entidades de classe, fortalecendo assim o movimento sindical como um todo no Estado.
BB – Representantes dos Sindicatos da Capital e de Ponta Porã também participaram de reunião no Banco do Brasil, com integrantes da Dires, Gepes, CSO, Super e Cassi, para discutir o projeto piloto que o banco irá desenvolver no Estado, com o intuito de reinserir bancários afastados por mais de 90 dias por licença-saúde, de ordem ocupacional ou não.
A proposta foi apresentada por Nilson Farias, da Dires. Segundo ele, em pesquisa feita junto a licenciados, foi constatado que os bancários se sentem “abandonados” pelo banco, e desestimulados a buscar por iniciativa própria tratamentos ou capacitações que lhes permitisse o retorno às atividades.
O programa parte da Gepes, que faz entrevistas e promove encaminhamentos para os médicos da Cassi e para treinamentos, ambientalização – com sensibilização dos demais colegas – e acompanhamento do processo pelos Sindicatos.