Diversos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec-CUT-PR) promovem nesta terça-feira (15) atividades do Dia Nacional de Luta. Os dirigentes sindicais estão indo nas agências bancárias para distribuir jornais e mostrar, tanto para a população quanto para os trabalhadores e trabalhadoras do ramo, o trabalho desempenhado para a campanha salarial deste ano. A medida também é uma forma de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que sejam atendidas as reivindicações da categoria.
Dois sindicatos realizaram atividades mistas, com entrega de jornal e fechamento de agências. Em Londrina, o sindicato promoveu o retardamento da abertura de 17 agências. Em Arapoti, foram cinco agências e uma na cidade de Ibaiti.
O Seeb Toledo realizou um ato na Caixa para conscientizar a população sobre a votação da lei das estatais e também para alerta-los da possibilidade de uma greve. O Sindicato de Cornélio Procópio e Região realizou uma reunião com os trabalhadores e trabalhadoras e distribuiu o jornal “O Cliente” nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.
Em Guarapuava, os dirigentes sindicais estiveram em todas as agências para distribuição de material para os clientes dos bancos, explicando a situação atual da categoria e os preparando para uma eventual greve.
Na cidade de Umuarama, foi realizada uma atividade com distribuição de jornal em frente a uma agência da Caixa.
O Dia Nacional de Luta contou também com o apoio do Sindicato dos Vigilantes.