Comissão de Conciliação Prévia havia sido suspensa por falta de transparência
(São Paulo) Em reunião realizada, no dia 25, os representantes dos trabalhadores cobraram transparência do Banco do Brasil nas negociações da Comissão de Conciliação Prévia (CCP). A direção do banco se comprometeu a reavaliar os procedimentos e, assim, os processos na comissão serão retomados.
A comissão foi suspensa pelo Sindicato no final de março em protesto contra a falta de critérios. "Vamos acompanhar atentamente as negociações e avaliar se o banco realmente mudará de postura" diz o diretor do Sindicato Leandro Barbosa.
A CCP foi criada para intermediar conflitos entre trabalhadores e banco antes de uma possível ação na Justiça. E, é importante deixar claro, a escolha pela CCP ou pela Justiça para solução de pendências trabalhistas é uma decisão do bancário, totalmente voluntária. Ou seja, se o reclamante não resolver as pendências na comissão, ele é livre para buscar a Justiça do Trabalho.
Para o Sindicato, o grande objetivo é ter conhecimento mais profundo sobre os problemas dos trabalhadores e buscar a solução para eles na origem. "Essa foi uma conquista dos funcionários do BB, portanto nosso objetivo é poder manter a comissão com transparência, de forma que atenda as demandas de todos", ressalta Leandro.
Fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP