Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central realiza seminário

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) realiza nesta quinta-feira (26), em Brasília, um Seminário com a participação de todas as centrais para debater a situação econômica do país e as perspectivas do movimento sindical nesse contexto. A CUT estará representada pelo seu secretário nacional de Organização, Jacy Afonso.

Entre os temas em pauta, política monetária, defesa dos direitos do consumidor bancário – mediante a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal -, e a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) serão alguns dos pontos em discussão, com transmissão ao vivo pela TV Bacen.

O secretário de Organização da CUT Nacional, Jacy Afonso, lembra que a partir do mecanismo de reconhecimento das centrais sindicais, que também estabelece uma cláusula de barreira de representatividade, muitas entidades, como o Sinal, estão avaliando a possibilidade de se somarem a uma central. “Este é um ponto positivo, que aponta para uma maior organização da classe, o que vai contra a cultura de dispersão e desqualificação que a grande imprensa tenta nos impor”, frisou Jacy Afonso.

Segundo o diretor de Estudos Técnico do SINAL, Eduardo Stalin, “o Banco Central tem a responsabilidade de supervisionar o sistema financeiro e ainda de reger a política econômica, o que implica na necessidade de transformarmos o BC num órgão de Estado, profundamente vinculado ao interesse da sociedade, mais do que de governo”.

Devem participar do Seminário, como convidados, alguns líderes das carreiras chamadas exclusivas do Estado, tal qual os funcionários do BC, como Receita Federal, Ministério Público, Advocacia Geral da União, Polícia Federal, entre outras.

Seminário “Avançando o SINAL”

Dia: 26 de novembro de 2009
Horário: 15h00 às 17h30
Local: Ed. Sede do Banco Central – Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram