Os bancários do Acre participaram do Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação na Caixa Econômica Federal, nesta quarta-feira, 7. Em Rio Branco, a direção do Sindicato dos Bancários do Acre desde cedo estava na porta do banco denunciando e explicando aos clientes os motivos do protesto.
Os dirigentes entregaram panfleto [carta aberta aos empregados] e o carro de som embalou a manifestação, ora com música e ora com discurso esclarecedor a respeito da implantação do projeto de reestruturação da empresa.
De acordo com a presidente do Sindicato, Elmira Farias, funcionária da Caixa, o protesto dos trabalhadores é contra a intransigência e falta de transparência da direção da empresa em relação à não divulgação do processo em curso de mudança. Elmira diz que esse tipo de comportamento da Caixa somente aumenta a insegurança dos trabalhadores das áreas afetadas.
A atividade desta quarta-feira foi deliberada em encontro realizado na semana passada, em Brasília, envolvendo entidades representativas dos trabalhadores.
Ofício
Nesta terça-feira, 6, a Contraf-CUT enviou ofício à presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, cobrando a suspensão do processo de reestruturação, além de esclarecimentos e discussões com os trabalhadores sobre o processo. O documento, assinado pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, cobra “informações seguras de quais áreas estão incluídas na reestruturação, quando terá início, onde serão centralizados os processos, o que acontecerá com os empregados detentores de cargos, entre outras”.