O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso entregou ao presidente do HSBC Brasil, Conrado Engel, nesta tarde (15) um certificado, formulado pelo Sindicato no mesmo molde do Certificado de Compromisso de Objetivos e Metas distribuído pelo banco para os funcionários. O SEEB-MT aproveitou a visita do presidente do HSBC a Cuiabá para se reunir com os funcionários do banco e estabelecer atitude de diálogo com a instituição.
Enquanto o documento do banco apresentava desafios relacionados ao aumento da lucratividade, o certificado de compromisso do SEEB-MT apresenta as metas de instituir Plano de Cargos e Salários com critérios claros de promoção, remuneração variável garantida de em acordo coletivo, fim do assédio moral e das metas abusivas, implementação de medidas eficientes de prevenção às doenças ocupacionais (LER/DORT, distúrbios psicológicos) e a contratação de mais funcionários a fim de evitar a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população.
A presidenta da Federação dos Trabalhadores do Centro Norte (Fetec/CN) e funcionária do HSBC, Sonia Rocha, participou do ato junto com os diretores do SEEB-MT Arilson da Silva, José Guerra, Vânia Lúcia e Alex Rodrigues. “Este documento tem a intenção de solicitar apoio do banco para resolver a Campanha Salarial e apresentar os itens importantes da nossa minuta”, afirmou a Sonia.
Os diretores do sindicato afirmaram para o presidente do banco que as metas do documento são reflexos das reivindicações dos trabalhadores do HSBC do Brasil. “Esperamos que o HSBC se comprometa com as metas do Certificado de Compromisso formulada pelos trabalhadores”, destaca o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.