O Sindicato dos Bancários do Piauí comemora 54 anos nesta segunda-feira, dia 17. Defendendo a bandeira de luta por melhores salários e condições de trabalho para categoria, a entidade cresceu e reforça hoje seu papel no movimento sindical.
De acordo com o presidente José Ulisses de Oliveira, apesar de comemorar o aniversário no dia 17 de março que é uma vez por ano, a luta dos bancários é diária e constante. “Estamos sempre realizando manifestações que visam melhorar o bem-estar do bancário. Queremos reforçar o compromisso de defender os direitos da categoria bancária que hoje se vê diante de situações constrangedoras, como o assédio moral e cumprimento de metas nas agências”, justifica.
Para Valdisar Leandro, vice-presidente da entidade, “a categoria tem sim o que comemorar, principalmente as mudanças a favor dos bancários lideradas pelo sindicato, como por exemplo, a jornada de trabalho de seis horas e direito de sindicalização para os funcionários da Caixa; reajustes adquiridos através de lutas tendo o sindicato à frente e melhoria de condições de trabalho”, enumera.
Para 2008, segundo ele, o Sindicato dos Bancários vai manter o espírito de luta pelo reajuste real; contratação de mais empregados, minimização do processo de terceirização e lutar pela saúde dos trabalhadores.
A entidade, que tem grande respaldo no âmbito do movimento sindical do Piauí, já teve como presidente grandes nomes como o governador Wellington Dias, o secretário regional de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional, Simplício Mário, além da secretária de Administração, Regina Sousa.
A programação em comemoração aos 54 anos do Sindicato dos Bancários vai contar com uma palestra, dia 26, no auditório da entidade, sobre “Terceirização Bancária” e dia 28 haverá uma festa no Clube da AABB com um show de humor e música ao vivo.