O Sindicato dos Bancários de Angra dos Reis denuncia a contingência para atendimento de clientes e usuários nas agências do Itaú da região. Um trabalhador terceirizado se coloca na porta das unidades e seleciona quem pode ser atendido e quem não pode na área operacional da agência. Por exemplo, uma pessoa está com um boleto onde se lê “pagável em qualquer banco até a data do vencimento", são orientados a procurar outras agências.
O sindicato lembra que o banco fechou o primeiro semestre deste ano com um lucro líquido de R$ 11 bilhões de reais. Mesmo assim, não contrata trabalhadores, pelo contrário, demite. O insuficiente número de bancários nas agências, na quais o serviço de três é realizado por um trabalhador, tem causado doenças ocupacionais em um grande número de funcionário.
O caso já foi denunciado à direção do Itaú via Diretoria de Relações Sindicais Regional.
Na terça-feira (27), uma das agências nem tirou os cartazes de Estamos em Greve, talvez para "espantar os clientes". Neta quarta (28), continua atendendo em contingência, pois está com apenas três caixas e nenhum gerente operacional.
O Sindicato alerta também que uma das agências, há algum tempo, centraliza todos os novos benefícios do INSS local. A situação pode se agravar nos primeiros cinco dias úteis do mês, quando as filas tomam conta da agência.