Seguindo orientação da Contraf-CUT e Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), o Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana (RS) realizou na quarta-feira, 7 de abril, uma série de atividades nas agências da base, marcando o “Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação da Caixa”.
Os dirigentes sindicais distribuíram Carta Aberta, fazendo o contraponto à falta de transparência da empresa como forma de mobilização junto aos empregados.
Conforme o documento, “o processo de reestruturação de filiais em curso na Caixa Econômica Federal tem gerado indignação e insegurança entre seus trabalhadores. Os bancários cobram transparência e que sua opinião seja considerada, uma vez que são uma das partes interessadas na mudança tocada unilateralmente pela empresa”.
“Os trabalhadores da Caixa Econômica Federal e suas entidades representativas protestam em relação à falta de informação acerca da reestruturação, bem como em relação à forma pela qual o processo vem sendo implementado”, destaca a carta aberta.
“Em face dessa situação, gerada por medida atabalhoada da direção da Caixa, as entidades sindicais e associativas, em nome de seus representados, reivindicam:
1. Imediata suspensão da implantação da nova estrutura;
2. Adoção de garantias mínimas aos empregados que já estão sendo afetados pela reestruturação, tais como: manutenção da função, remuneração e lotação dos trabalhadores;
3. Imediata divulgação do conteúdo integral da proposta de reestruturação e abertura de canal para que os empregados possam opinar em relação ao processo.”