A 12ª Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta-feira (21), no Hotel Windsor Barra, na Avenida Sernambetiba, e vai até domingo (25), no Rio de Janeiro. A programação inclui painéis, análises de conjuntura, trabalhos em grupo e plenárias. A escolha do local é uma homenagem ao Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, que completa 80 anos.
Os quatro grandes temas deste ano são: emprego, remuneração, saúde do trabalhador e segurança bancária, e sistema financeiro. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) coordena a aprovação da estratégia e das reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários 2010.
Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, destaca a importância de reformular o sistema financeiro. “No Brasil há mil municípios sem atendimento bancário. Defendemos a ampliação do crédito tanto em bancos públicos, quanto nos privados; a universalização do serviço; criação da Comissão Parlamentar Mista (Câmara e Senado) do Sistema Financeiro Nacional (Copasf) e participação dos trabalhadores no Conselho Monetário Nacional”, ressaltou Cordeiro.
Almir Aguiar, presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, afirma que a escolha da cidade para sede da 12ª Conferência Nacional cumprirá o papel de valorizar a data. “O Sindicato nesses oitenta anos já realizou muitas coisas importantes como a doação de um avião para combater os nazistas e fascistas na Segunta Guerra Mundial. Queremos resgatar essa história, principalmente, para fazer os bancários se orgulharem da entidade que os representa”, comentou Aguiar.