(Cuiabá) Em uma única parcela, os primeiros 156 ex-bancários do extinto Banco do Estado de Mato Grosso, Bemat, começaram a receber nesta quarta-feira, 23, as indenizações trabalhistas oriundas de um acordo firmado após 10 anos entre a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT).
“Assim como aconteceu nesta primeira parcela, o Sindicato irá divulgar as próximas 21 que seguirão até que em outubro de 2009, quando deverá ser quitada a última”, explica o presidente do Seeb/MT, Arilson da Silva.
“Na verdade esses valores seguem um escalonamento, ou seja, conforme o saldo que o ex-bancário terá que receber, ele fará parte de um grupo e a parcela será paga de forma integral”, afirma.
O acordo entre a PGE e o Seeb/MT foi selado durante a Semana de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho em Mato Grosso (TRT/MT) e pôs fim a um conflito que se arrastava ha mais sete anos na Justiça do Trabalho, após a ação coletiva ajuizada em janeiro de 2000. Para o Sindicato dos Bancários, essa vitória demonstra o desejo do Estado em encerrar esse processo, onde centenas de bancários ficaram desamparados, sem alguns direitos, com o fechamento do Bemat. Além disso, essa vitória também reforça o trabalho da própria instituição, o Sindicato.
No total serão quitados cerca de R$ 7,5 milhões a 770 ex-empregados do extinto Bemat.
Importante
Os bancários que moram no interior do Estado e que não puderam comparecer à sede do Sindicato, nesta quarta-feira, devem entrar em contato com a entidade. Para o recebimento, o ex-bancário deve ir à sede do Seeb/MT, localizado na Rua Barão de Melgaço, 3.190, Centro, Cuiabá-MT, munido de documentos como RG e CPF (original e uma cópia) e cópia de comprovante de residência. Mais informações pelo telefone (65) 3623-5333. O pagamento está sendo feito com cheque nominal, das 10h às 16h.
Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT