A agência Premier/HSBC (localizada na Av. Marechal Mascarinha de Moraes, no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá) está fechada nessa quarta-feira (28) em decorrência de um ato de protesto realizado pelos bancários e Sindicato. Os trabalhadores protestaram contra o calote de 26,22% aplicado pelo Banco em seus empregados por não pagar o valor total da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Mesmo com lucro de R$ 2,1 bilhões, o HSBC descumpriu o Acordo Coletivo firmado na conclusão da Campanha Salarial 2009 dos bancários e diminuiu em 26,22% PLR. Durante o protesto os trabalhadores distribuíram uma carta a população esclarecendo os motivos da paralisação da unidade e os abusos que continuam sendo cometidos pela empresa.
O Sindicato denunciou ainda a precariedade nas condições de trabalho da agência 8 de abril. O Banco reduziu o número de funcionários na unidade, desconsiderando o impacto negativo de tal decisão no atendimento ao cliente e eficiência no desenvolvimento das atividades, o que tem gerado sobrecarga de trabalho e diminuição na qualidade de atendimento.
“Exigimos que o HSBC reavalie sua decisão e pague aos bancários aquilo que lhes é de direito. Uma empresa que lucra R$ 2,1 bilhões não pode fingir que está em crise e rebaixar a PLR de seus funcionários. Isso vai contra o Acordo Coletivo firmado e mostra a falta de responsabilidade social do Banco. É um retrocesso”, comenta o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.