Sindicato do ES orienta clientes sobre tempo na fila de banco em Cariacica

O Sindicato dos Bancários/ES lançou na manhã desta terça-feira, 13, a campanha “Tempo na fila de banco tem limite”. O primeiro município a receber o folder com a lei municipal e orientações aos clientes de bancos foi Cariacica. Foram distribuídos cerca de 3.200 exemplares na avenida Expedito Garcia, no bairro Campo Grande. A distribuição continua nos próximos dias em Cariacica. No município, o tempo máximo fixado em lei para atendimento em dias normais é de 15 minutos. Esse tempo aumenta para 25 em véspera ou após feriados. “Eu já tinha ouvido falar nessa lei, mas não conhecia o texto. A partir de agora vou reivindicar meus direitos”, disse a professora Benedita Rocha Ribeiro, que aprovou a campanha do Sindicato.

A partir de junho, outros municípios da Grande Vitória também vão receber os materiais da campanha – como as leis são municipais, cada cidade terá um folder diferente. Depois o Sindicato vai para o interior do Estado. No total, está prevista a distribuição de 100 mil exemplares.

O objetivo do Sindicato com essa campanha é divulgar as leis municipais que tratam do tempo de espera nas filas de bancos, orientar o cliente sobre como proceder em caso de ter seus direitos desrespeitados pela instituição financeira e esclarecer para a população quem de fato é responsável pelas filas: o banqueiro, privado ou público, que demite bancários e tenta substituir o atendimento humano pela máquina para reduzir custos.

No folder estão os endereços e telefones do Procon Municipal de Cariacica, Procon Estadual, da Delegacia de Defesa do Consumidor, dos Juizados Especiais Cíveis de Cariacica e da Comissão de Defesa do Consumidor do Assembléia Legislativa. O Sindicato também esclarece a documentação que deve ser apresentada ao Juizado Especial Cível no momento de apresentar a queixa contra o banco. “Com banqueiro, só prejuízo financeiro funciona. Se você não for à Justiça, os bancos não vão te atender melhor”, afirma a entidade no folder.

Sobrecarga

As filas nas agências bancárias são cenas freqüentes. A conseqüência tem sido o adoecimento dos bancários, que sofrem pressão para o cumprimento de metas de produção e ainda são alvos das críticas dos clientes insatisfeitos com o atendimento. Além de defender os direitos dos clientes e pressionar os bancos para a geração de mais empregos, o Sindicato quer mostrar que nas agências, do outro lado dos balcões, estão bancários sobrecarregados de trabalho. “O problema não é financeiro, pois os bancos têm muito lucro e podem contratar mais bancários”, afirma o presidente do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão). A campanha lançada hoje reforça uma outra do Sindicato, de caráter permanente, cujo slogan é Mais Bancários e Menos Filas.

Decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal já decidiu que os municípios têm poder para legislar sobre o tempo de atendimento nos bancos. Por isso, todas as agências bancárias têm que fazer as mudanças necessárias para cumprir as leis municipais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram