Sindicato do Ceará faz ato para cobrar plano odontológico e PCCS no BB

O Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE)realizou na sexta-feira, dia 19/2 manifestação contra a falta de respeito do Banco do Brasil, que até agora não implantou o plano odontológico na Caixa de Assistência (Cassi), conforme compromisso assumido em 2008.

Durante toda manhã, os dirigentes do Sindicato estiveram na frente da Agência Aldeota para cobrar a implantação imediata da assistência bucal e mobilizar os bancários para novos protestos caso o BB não atenda os trabalhadores.

“Infelizmente o Banco do Brasil, com 200 anos de existência, e a Cassi, com quase 100 anos, tem um plano odontológico deficiente. Cobramos a implantação imediata de um plano odontológico, a contratação de mais funcionários e de um PCCS justo!”, disse Bosco Mota, diretor do Seeb/CE e funcionário do Banco do Brasil.

Negociações – Já faz mais de uma década que os funcionários do Banco do Brasil lutam por um plano odontológico na Cassi. De lá para cá, foram muitas idas e vindas nas negociações com o banco, que só aceitou viabilizar a assistência em 2008, após muita pressão dos sindicatos e dos associados. Mas, apesar do compromisso assumido há um ano e meio, até agora a direção da empresa não implantou o plano odontológico.

O primeiro esboço da assistência bucal é de 2001, quando os sindicatos conseguiram arrancar do BB um projeto para a implantação do serviço. Em 2003, após vários estudos e pesquisas, a Cassi finalizou a concepção do programa de saúde bucal.

Em 2005, o plano recebeu o registro da Agência Nacional de Saúde, cumprindo todos os requisitos legais para entrar em funcionamento. Apesar dos avanços, a direção do Banco do Brasil se recusava a aprovar o plano odontológico, alegando que antes era preciso solucionar o déficit financeiro da entidade. Após dois anos de negociações e muita pressão do funcionalismo, o problema financeiro foi superado e desde 2008 o plano já deveria estar em funcionamento.

Condições de Trabalho – Os diretores do SEEB/CE indignaram-se com as péssimas condições de trabalho que os bancários do BB vêem enfrentando. A Agência Aldeota, a Comercial da Aldeota, Mesa de Crédito e a Superintência estão há dois meses com problemas nos aparelhos de ar condicionado. Além disso, os diretores cobraram mais contratações para melhorar as condições de atendimento dos clientes.

“Nós viemos cobrar uma postura digna do BB nas mesas de negociações, porque vida de bancário é cumprir metas do Banco, que não se digna a cumprir os acordos”, disse José Eduardo, diretor do Sindicato. Os diretores convocaram os funcionários do Banco a se mobilizarem por melhores condições de trabalho e declararam que se não houver ações do Banco nesse sentido, haverá paralisações.

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