“Vamos encampar uma luta em defesa de mais segurança, tanto dos bancários como da população em geral, em todo o Estado, mobilizando todas as entidades civis, parlamentares e governos”. Com esse discurso, o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb CE), Marcos Saraiva, acompanhado de vários diretores da entidade lançou hoje, dia 11/2, na cidade de Aracoiaba (a 83km de Fortaleza) uma campanha visando mais segurança.
Aracoiaba foi palco de um dos assaltos a banco mais cruéis dos últimos anos no Ceará. Na última sexta-feira, dia 8/2, um assalto ao Bradesco na cidade, na Região do Maciço do Baturité, terminou em tragédia, quando seis pessoas, entre elas os três policiais militares que formavam o destacamento da PM local, foram assassinadas durante um tiroteio entre os ladrões e os militares.
Além dos três PMs, foram mortos um dos assaltantes e dois populares – um peixeiro e um mototaxista. Os assaltantes invadiram a agência por volta de 13 horas e renderam os vigilantes, funcionários e clientes. No momento em que o assalto estava acontecendo, a gerente acionou o alarme, o que fez os policiais se dirigirem à agência. Os PMs chegaram no momento em que a quadrilha saía, ocorrendo, então, o confronto.
Caravana – Nesta segunda-feira, uma caravana de dirigentes do Sindicato dos Bancários esteve em Aracoiaba para prestar solidariedade aos bancários do Bradesco assaltado e à população local. Os sindicalistas visitaram a Prefeitura, sendo recepcionados pelo secretário de Finanças, Francisco de Assis Pinheiro, na ausência da prefeita Marilene Campelo Nogueira.
O Seeb CE propôs a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracoiaba, para debater uma melhor proteção à população, envolvendo os 15 municípios da Região do Maciço. A audiência será na próxima semana. Por sugestão dos sindicalistas, também acontecerá no próximo domingo, dia 17/2, às 8 horas, uma caminhada pela paz, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Igreja Católica naquele município.
Fonte: Lucia Estrela, Seeb CE