O Sindicato dos Bancários do Ceará encaminhou nesta terça-feira (12)ofício à Secretaria-Geral da Presidência da República, solicitando o imediato afastamento de toda a diretoria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), colocada sob suspeição a partir das denúncias de corrupção divulgadas pela imprensa nacional, que já dão conta do desvio de mais de R$ 1 bilhão dos cofres públicos.
O ofício foi endereçado à presidenta Dilma Rousseff, com cópias para a ministra da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao qual o BNB é subordinado.
No documento, o Sindicato afirma considerar insuficiente o afastamento apenas do chefe de gabinete do BNB e de Gerentes de Agências, pois considera que a origem das fraudes está na diretoria da instituição.
Para o Sindicato, o afastamento de todos os atuais diretores do banco, inclusive o presidente, denunciado por irregularidades praticadas no âmbito do Governo do Estado do Ceará, não pode demorar, sob pena de desgastar ainda mais a imagem do BNB e do próprio Governo.
O Sindicato sente que este é o sentimento de todo o corpo funcional da instituição, que não aceita conviver com a corrupção, pois pauta a sua conduta profissional pela ética, honestidade e competência. A entidade sindical lembra ainda que o BNB precisa voltar a ser um banco administrado sob a égide de um amplo arco de forças políticas da região Nordeste.
O BNB não pode ser um banco manipulado por um ou dois caciques políticos de um só estado, sob pena de se fragilizar e não encontrar apoio para sua manutenção e fortalecimento, notadamente em períodos críticos como o que atravessa atualmente.