Sindicato do ABC reintegra demitido da CEF após 8 anos

O Sindicato dos Bancários do ABC acaba de obter mais uma vitória para os trabalhadores da região. Trata-se da reintegração do funcionário Ramiro Gonçalves de Lima, 61, que há oito anos foi demitido da Caixa Econômica Federal com fundamento na norma RH 008. Esta norma permitia que o banco demitisse funcionários concursados sem justa causa.

Após ser dispensado Ramiro procurou o Sindicato, que não mediu esforços para conseguir a reintegração. Para ele, a volta à Caixa representa a retomada de um sonho interrompido. E ressalta a importância do Sindicato nesta conquista. “A atuação da entidade foi fundamental para minha reintegração”, afirmou. Feliz com o retorno à área em que atuou por muitos anos, Ramiro recomenda a todos os colegas de profissão que se sindicalizem. “Na minha opinião todas as profissões deveriam ter um sindicato atuante, pois isso contribui muito com o trabalhador”, completa. Com a decisão judicial que determinou sua reintegração, Ramiro, hoje aposentado, declarou que pretende pedir a revisão da aposentadoria.

Injustiça – O RH 008 foi uma medida criada em 1998 e, graças às pressões dos sindicatos, cassada em 2003. A revogação da norma era reivindicação antiga dos trabalhadores do setor, que a classificavam como um instrumento de pressão psicológica e um desrespeito a seus direitos. “Essa conquista só foi possível porque o Sindicato nunca desistiu de corrigir esta injustiça que foi a RH 008, cujo único objetivo era diminuir gastos à custa dos empregados, calcada numa política de privatização do governo FHC”, aponta a presidenta do Sindicato, Maria Rita Serrano. Ela lembra ainda o caso de um trabalhador também demitido há oito anos e que morreu dois meses antes de ganhar a ação. “Ele estava em uma situação muito difícil, mas, infelizmente, não pode ver a conquista”, lamenta, reforçando a importância da sindicalização. “Só juntos somos mais fortes”, completa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram