O Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizou, hoje, 09/04, em Cruzeiro do Oeste, uma manifestação em frente à agência do Banco do Brasil daquela cidade. Os manifestantes distribuíram panfletos à população e estenderam faixas com críticas ao banco.
O ato faz parte da campanha nacional de valorização dos trabalhadores do Banco do Brasil, lançada pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), no início de março deste ano. A campanha tem o objetivo de reivindicar do banco a contratação de mais funcionários, a redução das filas e o fim das metas abusivas.
Paulino Alves de Almeida, membro da Diretoria do Sindicato, explicou que a agência de Cruzeiro do Oeste foi escolhida para dar início à campanha na região por ser uma das que apresenta situação mais crítica. “Nos últimos dois anos, o Banco do Brasil teve aumento de mais de 40% no volume de serviços. No entanto, não houve aumento do número de funcionários. O banco tem obrigação de atender melhor seus clientes e usuários, especialmente no Paraná, onde ganhou de presente as contas do Governo do Estado.”
Ainda segundo Paulino, o número reduzido de funcionários, além de precarizar o atendimento, prejudicando a população, tem trazido uma série de problemas aos funcionários, como horas extras não pagas, irregularidades na terceirização de serviços e risco de doenças ocupacionais.
Paulino também informou que os sindicatos da CUT pretendem se manifestar todas as quartas-feiras e o objetivo é pressionar o Banco do Brasil e o Governo Federal até que tomem as providências que são consideradas necessárias. A próxima manifestação do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região será em Umuarama, no dia 16/04.