Durante ato nesta quinta-feira, dia 12, na agência Santa Efigênia do HSBC, no Centro, o Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região (Seeb SP) ouviu a opinião de alguns clientes sobre o projeto que une, no mesmo espaço, agências do banco com a financeira Losango. Por meio dos relatos é possível entender porque a instituição inglesa figura pelo sexto mês seguido entre as mais reclamadas no Banco Central.
O comerciante Manoel Espínola é cliente do banco desde 1987 e já estuda possibilidade de fechar a conta. “As contas que podem ser pagas são as de até mil reais ou no auto-atendimento. Além disso, quando preciso de outra informação fica um jogo de empurra e ninguém resolve nada”. O cliente diz que já falou da sua insatisfação para o banco, mas não foi atendido.
Outro cliente da agência, José Mauro Martins conta que quando precisa de uma operação é direcionado para a unidade da Boa Vista, sendo que sua loja fica em frente à Santa Efigênia. “Vou procurar outro banco. Outro dia precisei fazer um saque e pediram para ir até a Boa Vista para realizar a operação. O atendimento do HSBC é muito ruim, falta até funcionário”, conta.
O funcionário do HSBC e diretor do Sindicato Paulo Rogério lembra que o projeto de união com a Losango está sustentado em uma série de irregularidades. “Estamos avisando o banco: esse projeto não se sustenta, pois como os próprios relatos dos usuários mostram, a tendência é que o HSBC perca cliente e ainda terá responder na Justiça sobre essas ilegalidades”.