A situação dos concursados do BB e da Caixa voltará a ser discutida no próximo dia 28, às 9 horas da manhã, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe. Ainda não venceu o concurso do Banco do Brasil, mas o banco já está anunciando novo concurso para o cargo de escriturário, cuja exigência é de nível médio, com remuneração inicial de R$ 942,90 mais gratificações. A realização está prevista para o segundo semestre de 2009.
Além de Sergipe, as vagas ofertadas para Cadastro de Reserva são para os Estados do Mato Grosso, Tocantins, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e interior de São Paulo.
Apesar da sobrecarga de trabalho nas agências, em decorrência da falta de funcionários, só foram chamados do concurso de 2007 pouco mais de 20 pessoas para o interior e apenas cinco para a capital. Em visitas às unidades temos constatado a falta de pessoal. Na capital, longas filas e no interior extrapolação de jornada. Um verdadeiro sufoco. Enquanto isso, a Superintendência faz de conta que nada está acontecendo.
“No encontro com os concursados, definiremos estratégias para tentar fazer com que os bancos (BB e Caixa) mudem de postura e aumentem as convocações”, explica José Souza, presidente do Sindicato dos bancários de Sergipe. Tramita na Câmara Federal um projeto de lei que obriga as empresas que fizerem concurso a chamar o total de vagas ofertadas.