(São Paulo) O Sindicato dos Bancários de São Paulo vai se empenhar pelo restabelecimento da Lei das Filas, para que os bancos respeitem clientes e bancários. Além disso, a entidade também vai lutar pelo aperfeiçoamento da lei. Uma emenda já tramita na Câmara de São Paulo e estabelece um número mínimo de bancários para atendimento nos caixas.
A Febraban conseguiu na 2ª Vara da Fazenda Pública uma liminar que suspende os efeitos da lei 13.948. Com isso, os bancos podem deixar seus clientes esperando por mais de 15 minutos na fila por um atendimento.
“Vamos nos empenhar junto à Câmara Municipal e à Prefeitura para que a lei seja restabelecida. Todos os esforços jurídicos e políticos vão ser empregados para garantir a melhoria na qualidade do atendimento aos clientes”, diz o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
De acordo com o jornal Agora São Paulo, a prefeitura de São Paulo aplicou via subprefeituras 730 multas, cada uma no valor de R$ 564. Ainda segundo o jornal, a Secretaria de Negócios Jurídicos vai analisar a decisão do juiz Marcelo Sergio para estudar medidas cabíveis.
Na raiz do problema
A Febraban alega que os bancos não têm como prever o tempo de espera. E dão sugestões para que a fila acabe: compartilhar correspondentes bancários para que várias instituições possam “prestar” serviços em um único ponto.
“Os bancos lutam contra a lei porque ela forçaria a contratação de mais bancários. Mas, preocupados em continuar batendo recordes de lucratividade, os bancos se recusam a contratar e querem é tirar o cliente da agência, empurrando-os para o atendimento eletrônico ou para os correspondentes bancários. Enquanto isso, permanece o principal problema que é a falta de funcionários, fazendo sofrer os bancários, com excesso de trabalho, e os clientes, com as filas”, diz Marcolino.
Fonte: Claudia Motta e Ricardo Negrão – Seeb SP