O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região, em parceria com órgãos de defesa do consumidor, iniciou na última quarta (13/05) a distribuição de 2.500 cartilhas contendo informações importantes sobre as leis municipais que regulamentam o atendimento nos bancos e respectivos postos de serviços em Patos de Minas (MG).
O lançamento ocorreu na sede da entidade e faz parte do projeto Agência Cidadã, de iniciativa do Sindicato, que visa a melhoria no atendimento ao público e condições de trabalho mais dignas para os bancários.
Segundo Ivan Gomes Caetano, secretário de finanças do Sindicato e coordenador do projeto, o objetivo do GUIA DO USUÁRIO DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS é informar os cidadãos acerca de seus direitos: “Ao todo são cinco leis referentes aos bancos no município, mas que ainda não são integralmente cumpridas pelos estabelecimentos”, afirma o secretário.
Os maiores problemas são em relação à chamada “Lei dos 15 minutos”, que estabelece um tempo máximo em que o cliente pode esperar nas filas, sob pena de multas de até R$ 20.000, a serem revertidas para entidades de defesa do consumidor. As outras leis dizem respeito à segurança e à acessibilidade, como a instalação, em todas as agências, de portas com detector de metais e caixa eletrônico em Braille, além de sanitários e bebedouros para uso do público em geral.
O titular da 5ª Promotoria Estadual de Justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, elogiou a iniciativa do Sindicato e diz que a cartilha é um importante instrumento de luta para o consumidor assegurar seus direitos junto aos bancos.
Após o lançamento oficial, Campos Júnior e diretores do Sindicato foram às agências distribuir as cartilhas e esclareceram dúvidas dos usuários. A íntegra do Guia está disponível no site do Sindicato:
http://www.bancariosdepatos.org.br