O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realiza a partir de segunda-feira (1º de março) a Semana de Combate às Ler/Dort, nas agências de Cuiabá. O evento é mobilizado pelo dia Internacional de Prevenção e Combate às Ler/Dort, que é no dia 28 de fevereiro. Com o objetivo de atentar os bancários e a população, o Sindicato realizará na segunda-feira (1º de março), um ato em frente a agência da Caixa (Rua Barão de Melgaço) as 11 horas.
Durante esta semana, os diretores o SEEB-MT percorrerão as agências bancárias para dialogar com os trabalhadores, tirar dúvidas sobre a doença e distribuir o Manual de Prevenção confeccionado pelo Sindicato. Para atender os bancários e fazer ginástica laboral, um professor de Educação Física foi contratado.
As Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e aos Distúrbos Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) são muito freqüentes entre os bancários, que é a categoria mais acometida devido a sobrecarga de trabalho e a falta de iniciativa dos bancos que não investem em prevenção. Outro agravante para o trabalhador lesionado é a omissão do banco quanto ao reconhecimento das Ler/Dort como doença de trabalho.
“Nosso objetivo é primeiro trabalhar com a prevenção das doenças ocupacionais. Os casos de bancários já lesionados, nós orientamos a procura de um médico ortopedista para o tratamento da doença e pressionamos o banco a registrar a situação do trabalhador no Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT). Estaremos nas agências para cobrar ações de Prevenção e Reabilitação, que consta na cláusula 48 da Convenção Coleiva 2009/2010”, afirma a secretária de Saúde e Condições sociais, Italina Facchini.