O Sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região completa 88 anos de história nesta segunda-feira (22). Fundada em 1936, ao longo de sua trajetória, a entidade participou de momentos importantes para a categoria, como o enfrentamento à ditadura e luta pela liberdade e autonomia sindicais.
“Temos orgulho de fazer parte dessa entidade que está entre as mais antigas do Brasil, ao lado de outras entidades que, ao longo da história [do movimento sindical bancário], participaram de momentos marcantes, como a conquista da jornada de seis horas, [obtida em 1933]”, ressaltou o presidente do sindicato dos Bancários de Campos dos Goytacazes e Região, Rafanele Alves Pereira.
Ele lembrou ainda da participação do sindicato dos Goytacazes em greves históricas pelo fim da repressão da ditadura militar, apontando que a entidade não apenas se dedicou à luta da categoria bancária, como também na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras de todas as categorias e da democracia no país.
2024 é ano de negociação
Hoje, com o avanço da tecnologia e as rápidas transformações no mundo do trabalho, o sindicato continua presente nas ruas e na luta pela defesa do emprego bancário e pela garantia de direitos. “As mudanças estão muito avançadas, mas nossa luta continua. Temos uma convenção que vai de norte a sul deste país, demonstrando a força da categoria”, completou Pereira.
O porta-voz destacou ainda que, em breve, o movimento bancário iniciará as negociações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, logo, comemorar 88 anos de luta é reforçar a capacidade do coletivo de “enfrentar o sistema financeiro”, contra a redução de direitos, pela garantia das conquistas e busca constante por justiça social.