Sindicato de Brasília ingressa com ação contra mudanças no HolandaPrevi

No último dia 15 de julho, o Sindicato dos Bancários de Brasília entrou com uma ação coletiva na Justiça contra as mudanças impostas pelo Santander no HolandaPrevi, o fundo de pensão dos empregados oriundos do Real. O banco espanhol tem pressionado os bancários a aderirem às novas regras, que rebaixam direitos.

“Com o novo plano, nós, do Real, seremos prejudicados, já que perderemos alguns benefícios”, ressalta Rosane Alaby, diretora do Sindicato e coordenadora do Coletivo dos Bancos Privados. Somente bancários sindicalizados podem participar da ação impetrada pela assessoria jurídica do Sindicato.

O Santander informou que os empregados têm até o dia 31 de julho para fazer a adesão, mas o Sindicato orienta os bancários a não assinarem nenhum termo, já que a Justiça deve se manifestar até o fim desse prazo, com expectativa de decisão favorável aos trabalhadores.

Um documento de impugnação também foi enviado pelo Sindicato para o Ministério de Previdência Social, por meio do Conselho de Gestão da Previdência Complementar, para invalidar o contrato dos bancários que aderiram ao novo plano, já que muitos foram pressionados a tomar tal decisão.

A mudança que o Santander fez no plano foi unilateral e a diretoria do Real não participou das alterações. “Ainda tentamos negociar com o banco antes de entrar na Justiça, mas ele se manteve intransigente”, afirma Alaby.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram