O Sindicato dos bancários de Brasília (Seeb Brasília) realizou nesta quinta-feira 6 paralisação-relâmpago nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal no shopping Conjunto Nacional, no Plano Piloto, em protesto contra as práticas anti-sindicais que os gestores de ambos os bancos vêm adotando nos últimos dias contra bancários que participaram da última greve da categoria, num claro flagrante de retaliação.
Os bancários retardaram a abertura das agências em uma hora, das 11h ao meio-dia.
De acordo com o presidente do Sindicato de Brasília, Rodrigo Britto, “BB e Caixa insurgiram contra os trabalhadores que participaram da recente greve com retirada de comissão e outras formas de perseguição interna, práticas que ferem frontalmente o direito de greve dos trabalhadores”.
Na Caixa foi editada, inclusive, circular determinando o desconto dos dias que não forem compensados até 15 de dezembro. No BB, uma bancária da Super/DF que aderira à greve teve retirada sua comissão. “Repudiamos posturas dessa natureza e o Sindicato dos bancários de Brasília não vai permitir que sejam levadas adiante”, assegurou o diretor do Sindicato e funcionário da Caixa Alexandre Severo.