(Curitiba) Hoje, 12, em Curitiba acontece um protesto nacional contra o banco HSBC. Dirigentes sindicais de todo o país concentram-se na capital para protestar contra as 120 demissões promovidas pelo banco nas últimas semanas.
Apenas em Curitiba foram 66 demitidos. No Rio de Janeiro, a empresa de crédito Losango, do grupo HSBC, demitiu 90 funcionários. A resposta dos bancários e dirigentes sindicais é a paralisação dos três centros administrativos do banco na capital paranaense ( Vila Hauer, Xaxim e Kennedy) e ainda do Palácio Avenida, principal agência do centro. Ao todo são 5.500 funcionários parados.
Desde às 6 horas da manhã, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região e sindicalistas do Rio de Janeiro, Nordeste, São Paulo estão em frente aos principais portões de acesso dos centros administrativos.
Eles devem permanecer fechados durante todo o dia. Na principal agência do banco, o Palácio Avenida, os caixas automáticos também não devem funcionar. Os dirigentes aconselham o uso da agência da rua XV de Novembro com a Marechal Floriano.
Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, Marisa Stedile, o objetivo do protesto é fazer com que o banco encerre as demissões e ainda avalie a reintegração dos funcionários. “O banco não honrou com a sua palavra, dada em 25 de outubro, de que não demitiria. Não é a primeira vez que o HSBC age desta forma. Nossa resposta é a paralisação”, afirma.
Fonte: Seeb Curitiba