Está prevista para agosto a definição no Congresso sobre uma das principais reivindicações dos trabalhadores e aposentados brasileiros: o fim do fator previdenciário. Em um encontro promovido na última quinta-feira, dia 16, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do RS (Sinapers), em Porto Alegre, o senador Paulo Paim (PT-RS) garantiu que as negociações sobre a questão devem avançar muito no próximo mês.
Conforme o senador gaúcho, o presidente Lula mostrou-se sensibilizado com a situação dos aposentados e prometeu para a primeira semana de agosto a apresentação de uma proposta para resolver a questão do fator previdenciário.
Criada em 1999, no governo FHC, a lei prevê a redução dos benefícios de acordo com a idade e expectativa de vida do trabalhador no momento da aposentadoria. Seguindo esse critério, quanto mais jovem e com maior expectativa de vida for o aposentado, menores serão seus rendimentos no final do mês. “Queremos uma previdência universal e igualitária para todos”, afirma Paim.
As mudanças estruturais no IPE-Saúde também foram abordadas no encontro com os sindicalistas. O diretor de Saúde do IPE, Cláudio Ribeiro, apresentou o projeto de modernização do instituto. O objetivo é colocar à disposição dos usuários um sistema on-line para consulta da oferta e demanda dos serviços de saúde dos prestadores de serviços credenciados ao IPE.
Hoje, dos 7 milhões de consultas disponibilizadas pelo instituto, apenas 3 milhões são aproveitados pelos usuários. “Queremos saber onde estão esses 4 milhões de consultas. Sabemos que muitos médicos usam o IPE para chamar clientes para consulta particular e cobrar por serviços”, afirmou Ribeiro. Os 7 mil médicos credenciados pelo IPE serão recadastrados.
A presidente do Sinapers, Ilma Truilio Penna de Moraes, elogiou a iniciativa. “Estamos trabalhando para que os serviços do IPE melhorem bastante, para que uma pessoa que paga o plano de saúde não chegue a um hospital e lhe digam que não tem leito”, observou.