Proporcionar momentos de formação, reflexão e de elaboração, alusivos ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. Este é o principal objetivo do Seminário “Mulher, mídia e ações feministas”, que será promovido pela Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Feeb RS), no dia 7 de março. O evento, que acontece na Casa dos Bancários, em Porto Alegre, integra o cronograma de atividades em comemoração aos 65 anos da entidade.
A diretora da entidade, Denise Corrêa, destaca a importância da participação das dirigentes sindicais bancárias no evento. “Este será um grande momento para avaliar nossas ações em busca da igualdade de gênero, pelo respeito aos direitos e à imagem da mulher. A mídia tradicional tem utilizado o corpo feminino como ferramenta para vender qualquer coisa, como instrumento de mercado. Precisamos repensar nossas estratégias para enfrentar tudo isso com mais efetividade.”
As duas palestrantes do evento são: Eleutéria Amora da Silva e Rachel Moreno. Eleutéria é coordenadora geral da Casa da Mulher da Trabalhadora do Rio de Janeiro (Camtra) e militante da Marcha Mundial de Mulheres. A Camtra é uma instituição que atua pelo fortalecimento da autonomia das mulheres. A missão da Casa é ir ao encontro de outras mulheres, com a perspectiva de colaborar para o fortalecimento de sua autonomia e despertá-las para a importância de sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A segunda palestrante, Rachel Moreno, é psicóloga e pesquisadora, presidente do Observatório da Mulher, participante da Articulação Mulher Mídia e militante do movimento feminista desde 1974.
Rachel tem atuação destacada na defesa dos direitos da mulher. Em 2007, liderou a coleta de assinaturas para um pedido de direito de resposta às mulheres na televisão e participa ativamente de um movimento que tem pressionado às emissoras a reverem a forma como retratam as mulheres na tela.
Inscrições
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas de 06 a 27 de fevereiro, através do endereço eletrônico: [email protected]. O Colegiado Executivo da Federação observa que os sindicatos podem solicitar a liberação do ponto aos respectivos bancos em que trabalham suas dirigentes até o dia 27 de fevereiro de 2008 (quarta-feira), cumprindo os prazos previstos na Cláusula Sexta da Convenção Coletiva de Trabalho Aditiva 2007/2008.
Veja a programação do evento
8h30 – Recepção
9h30 – Abertura
9h45 – Painel: “Ações do movimento feminista na última década e estruturas de apoio às mulheres” – Eleutéria Amora da Silva, coordenadora da Casa da Mulher Trabalhadora do Rio de Janeiro (Camtra) e militante da Marcha Mundial de Mulheres.
11h – Debates
12h – Intervalo para almoço
14h – Painel: “A imagem da mulher na mídia brasileira” – Rachel Moreno, presidente do Observatório da Mulher, participante da Articulação Mulher e Mídia.
15h30 – Debates
16h30 – Encerramento