Acontece nesta segunda e terça-feira, dias 20 e 21, em Florianópolis (SC), o Seminário “A UNI e os desafios da Organização Internacional”, organizado pelo Conselho de Enlace Brasil, que congrega os sindicatos brasileiros filiados à UNI Sindicato Global. Participam do evento cerca de 60 representantes sindicais das mais diversas áreas do setor de serviços representadas pela UNI Américas tais como bancários, comerciários, radialistas, gráficos, telefônicos e vigilantes.
Os bancários estão representados por diversos dirigentes e entidades, entre as quais a Contraf-CUT, que tem seu secretário de Relações Internacionais, Ricardo Jacques, como um dos organizadores do evento, e a secretária de finanças do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Rita Berlofa.
O objetivo do seminário é fortalecer a organização da UNI, ampliar a atuação em nosso país e divulgar suas estratégias para garantir unidade de ação.
Na parte da manhã desta segunda-feira, a Secretária Regional da UNI Américas, Adriana Rosenzvaig falou um pouco sobre a história e a estrutura da UNI e sobre as estratégias que a entidade adotou para organizar os trabalhadores com campanhas estratégicas específicas, aumentando a sindicalização e fortalecendo a representação formal dos trabalhadores de forma global, regional e setorial, sem descuidar dos segmentos específicos tais como as mulheres e a juventude.
Para Adriana, os desafios da globalização exigem uma atuação qualificada dos trabalhadores e suas entidades. Nesse sentido, avalia que a UNI, através de sua estrutura e de várias iniciativas, tem contribuído para formar, mobilizar e organizar os trabalhadores nos diversos setores em que atua.
Ainda nesta segunda-feira, os participantes vão apresentar suas experiências específicas de ações sindicais na área internacional. Na terça, os participantes definem um plano de ação e discutem o tema das mulheres e da juventude.