(São Paulo) Diante do grave quadro da saúde no estado de SP, a CUT/SP em planejamento 2007 aprovou como prioridade desenvolver uma campanha de valorização do SUS contra a terceirização. Como parte dessa campanha, a Central realiza nesta quinta-feira, 31/05, o Seminário “Cuidando do Cuidador”, cujo intuito é lançar um olhar sobre os trabalhadores que, ao mesmo tempo, são funcionários e usuários do sistema, e tendo como objetivo final a conscientização da sociedade para a questão da saúde, como um dever do Estado e um direito do cidadão.
“Trata-se de mais uma etapa da "Campanha de Valorização do SUS – Contra a Terceirização", realizada pela CUT/SP, por meio do Coletivo Estadual de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente”, destaca a diretora de Saúde da FETEC SP, Crislaine Bertazzi, ao ressaltar a importância do evento, durante o qual deverão ser tiradas propostas de encaminhamento.
“O SUS é uma importante conquista dos brasileiros, desde a Contituição de 88, após muitos anos de trabalho de movimentos sociais, populares e da área da saúde. É um sistema baseado no princípio da Universalidade e da Integralidade. Ou seja, todo e qualquer cidadão, independentemente de sexo, raça ou condição social, tem direito à assistência, desde serviços básicos até questões mais complexas com total abrangência. Portanto, valorizar este instrumento não significa desconhecer os enormes problemas que o setor de saúde enfrenta, inclusive com o desmonte promovido há anos pelo governo estadual do PSDB. A campanha é exatamente para resgatarmos a importância do SUS, do funcionalismo e do atendimento à população”, reforça Bertazzi.
O evento está previsto para estender-se das 9h às 17h, no auditório da CUT (1º andar)
Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP