Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Piauí estiveram reunidos nesta sexta-feira (15/01) com empregados da agência Dirceu da Caixa Econômica Federal, na zona Sudeste de Teresina, encerrando a Semana de Luta por um PCC mais digno. A mobilização aconteceu também nas agências Areolino de Abreu, Piçarra e Conselheiro Saraiva.
Durante o breve encontro, De Assis Araújo, diretora financeira do Sindicato, esclareceu os empregados sobre a necessidade de ter uma unidade de atendimento do Saúde Caixa no Piauí, “mas até o momento a direção do banco não se posicionou sobre o assunto”, lamenta, acrescentando que o Sindicato está coletando assinaturas para enviar à presidência da Caixa, para que não seja mais preciso recorrer a Fortaleza para solicitar a liberação de exames e faturamento, por exemplo.
Na oportunidade, ela também fez referência à morte da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, vítima do terremoto que atingiu o Haiti, matando centenas de pessoas. Disse que a brasileira ajudou a implantar projeto em parceria com a Fenae.
Em seu discurso, o presidente do Sindicato, José Ulisses de Oliveira, parabenizou a Caixa pelos seus 149 anos de existência e falou que a entidade trabalha a favor de instituições como a Caixa. “Nossa luta é árdua e contínua”, ressalta.
Destacou ainda a postura da Caixa de alocar em agêncais de Teresina empregados que, mesmo tendo raízes na capital piauiense, estavam a serviço do banco em cidades do interior do Estado.
Semana de mobilizações no BB e BNB
Falando sobre movimento sindical, Ulisses explica que o trabalho dos dirigentes é feito exaustivamente no dia-a-dia e sem trégua. “Esta semana estamos fazendo manifestações nas agências da Caixa, mas na seguinte faremos no Banco do Brasil e Banco do Nordeste”, completa o sindicalista, observando que as ações do sindicato são de dentro para fora.
Para finalizar, De Assis esclareceu que durante estas manifestações, o papel do Sindicato é lutar por melhores condições de trabalho para os bancários – dando ênfase ao Plano de Cargos Comissionados (PCC) e Saúde Caixa – para que tenham tranquilidade em seus empregos.