Sem ar-condicionado, bancários paralisam Itaú Unibanco em Porto Alegre

A falta de ar-condicionado resultou na paralisação do atendimento na agência Moinhos de Vento do Itau Unibanco, em Porto alegre, nesta quarta-feira, dia 6, entre 7h e 13h. Em pleno verão 2010 e com temperaturas na casa dos 30 graus, os bancários são obrigados a trabalhar sem refrigeração, assim como os clientes que acessam aos serviços da agência. O caso foi verificado há vários dias, mas como não havia solução, dirigentes do SindBancários compareceram e exigiram providências.

O secretário-geral do SindBancários, Fabio Soares Alves, o Fabinho, o diretor do SinidBancários Sandro Rodrigues e o diretor da Contraf-CUT, Ernesto Humberto dos Santos, ambos funcionários do Itau Unibanco, deixaram o local com uma solução parcial para o problema. O banco alugou ventiladores para serem colocados no interior do prédio, que funcionarão durante o dia com o exaustor dos aparelhos de refrigeração.

“A situação está amenizada. No final de expediente, por volta das 16h, técnicos estarão na agência para consertar o sistema. Se a situação não for resolvida, voltaremos na quinta e interromperemos novamente o atendimento”, avisa Sandro Rodrigues.

“Não tem justificativa para Itaú Unibanco, um dos bancos que mais lucrou em 2009, não oferecer aos bancários e clientes um sistema de ar-condicionado eficiente”, acrescenta Fabinho.

Ele lembra que Itaú Unibanco acumulou no período de janeiro a setembro de 2009, um lucro líquido de R$ 6,853 bilhões, um aumento de 15,5% ante os R$ 5,931 bilhões de igual período de 2008.

A fusão entre Itaú e Unibanco, tem sido boa apenas para as instituições. Além de demissões, a política tem sido de enxugamento das agências, ritmo intenso, longas jornadas e metas abusivas.

Outros bancos apresentam mesmo problema

A falta de ar-condicionado já foi verificada pelos diretores do SindBancários no Bradesco (agência Cavalhada), Caixa Econômica Federal (agência Cristo Redentor – setor de Habitação). Santander (Shopping Iguatemi) e Itaú Unibanco (agências Passo D’Areia, Moinhos de Vento e Assis Brasil).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram